Vhdl
Breve História do VHDL:
*1981: Iniciada pelo Departamento de Defesa dos EUA para resolver a crise do ciclo de vida dos projetos eletrônicos.
* 1983-85: Desenvolvimento da linguagem básica pela empresa Intermetrics, IBM e Texas Instruments.
* 1986: Todos os direitos transferidos para o IEEE
* 1987: Publicação do padrão IEEE – VHDL 87.
* 1994: Padrão revisado (VHDL 93).
A letra V da palavra VHDL significa Very High Speed Integrated Circuit (Circuito
Integrado de Alta Velocidade) e as demais letras, HDL significam Hardware Description Language. Esse nome complicado foi criado pelo departamento de defesa dos Estados Unidos, que foi a primeira instituição a reconhecer as suas vantagens. O VHDL foi criado visando simulação, modelagem e documentação, mas acabou recebendo mais tarde a possibilidade de síntese, com o objetivo de automatizar o projeto de circuitos.
O VHDL ganhou popularidade fora do ambiente militar, graças ao IEEE (Institute of
Electrical and Electronics Engineering) que estabeleceu padrões para tornar a linguagem universal. Com as ferramentas atuais, pode-se especificar um circuito a partir de seu comportamento ou de sua estrutura, em vários níveis.
Introdução
Não é possível projetar sistemas digitais sem entender alguns blocos básicos, tais como portas lógicas e flip-flops. A maioria dos circuitos digitais baseados em portas lógicas e flip-flops são normalmente projetados a partir de equações Booleanas. Várias técnicas foram desenvolvidas para aperfeiçoar este procedimento, incluindo a minimização de equações para um uso mais racional de portas lógicas e flip-flops.
Pela técnica Booleana deve-se obter uma expressão para cada entrada dos flip-flops e dos blocos lógicos. Isto torna esta técnica impraticável para projetos maiores, que contenham muitos componentes devido ao grande número de equações. Teoricamente qualquer sistema pode ser representado por equações Booleanas, apesar de