O problema mente-corpo
Se ocorre alguma reação na mente ou consciência de alguém é por que algo aconteceu no seu corpo ou cérebro. Alguns impulsos cerebrais são conhecidos porém seus detalhes não. Do ponto de vista filosófico existe a dúvida de qual seria a linha divisória entre cérebro e mente, o que se sabe é que observar o cérebro não torna explícito nossas sensações, ou seja, elas não são palpáveis pois, estão em seu interior. Sua mente não pode ser aberta como seu cérebro; suas sensações são pessoais.
Desta forma vê-se o ser humano dotado de um corpo físico e uma alma, visão esta chamada de dualismo. Porém muitos não aceitam o fato de sermos compostos não só de matéria física, para os fisicalistas por exemplo, os estados de espírito não passam de estados do cérebro e para eles é questão de tempo para encontrar explicação científica para este empasse.
Em suma o dualismo afirma que o ser humano é composto de corpo e alma, e que a vida mental se passa na alma e o fisicalismo diz que a vida mental se passa no cérebro. O que acontece na mente do individuo só ele poderá saber, porém, o aspecto físico, ou seja, o que se passa no cérebro, pode ser observado por cientistas. Percebe-se que é claro a existência de algo além do fisico, que transcende as explicações puramente biológicas e desta forma a ciência teria que olhar mais para o estudo da mente, afim de achar respostas muito necessárias.