VFS 2 Aval
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
SISTEMA VIRTUAL DE ARQUIVOS NO LINUX
(VFS)
Belém-PA
2015
1
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS
FACULDADE DE COMPUTAÇÃO
BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Jamilly Valéria Silva de Oliveira 201304940033
Elias Sena Moraes 201304940023
Egry Rafael Figueiro de Oliveira 201104940032
Trabalho avaliativo submetido à
Universidade Federal do Pará para a obtenção de notas na disciplina de Laboratório de Sistemas Operacionais do Curso de Ciência da Computação-Bacharelado, orientada pela professora Regiane Kawasaki.
2
INTRODUÇÃO
O sistema de arquivos é a parte do sistema operacional mais visível para os usuários. Durante o tempo todo, usuários manipulam arquivos contendo textos, planilhas, desenhos, figuras, jogos, etc. Os arquivos são normalmente implementados a partir de discos magnéticos. Como um acesso a disco demora cerca de 10000 vezes mais tempo do que um acesso à memória principal, são necessárias estruturas de dados e algoritmos que otimizem os acessos ao disco. É importante observar que os sistemas de arquivos implementam um recurso em software que não existe no hardware. O hardware oferece simplesmente espaço em disco, na forma de setores que podem ser acessados (gravados e lidos) individualmente, em ordem aleatória. O conceito de arquivo, muito mais útil que o simples espaço em disco, é uma abstração criada pelo Sistema Operacional.
O trabalho a seguir tem como finalidade explicar o conceito de Sistema de Arquivo
Virtual (VFS) através da exemplificação de seus componentes, tais como arquivos, diretórios, estruturas de dados, entre outros. Também será pontuado o comportamento de outros elementos do sistema operacional, como o kernel, durante a execução do VFS.
3
SISTEMA VIRTUAL DE ARQUIVO NO LINUX
1. DEFINIÇÃO
O Virtual File System é uma camada de software entre aplicações e os diversos