VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS NA CIDADE DE NATAL
PRO-REITORIA DE ENSINO
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ECONOMIA DOS TRANSPORTES
VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS NA CIDADE DE NATAL
Componente:
Pedro Nascimento Freire de Andrade
A cidade de Natal está cada vez mais com as suas ruas e estradas “engarrafadas”, devido a um péssimo sistema de transporte coletivo e a facilidade de crédito que leva o cidadão natalense a comprar carros ou motos. A frota está cada vez maior(cerca de 300 mil carros) e nenhuma obra de ampliação da malha viária, somente medidas paliativas. Portanto, com a necessidade de ampliar e melhorar o sistema de transporte coletivo na grande Natal, principalmente o ferroviário, que já está defasado, com locomotivas da metade do século passado ira se implantar o sistema de veículos leves sobre trilhos em nossa cidade, que faz parte do projeto de modernização do sistema de trens urbanos da cidade.
O vlt é uma espécie de trem urbano ou suburbano mais leve que o trem tradicional ou o metrô e mais pesado e de maior capacidade de passageiros que o antigo bonde. No Nordeste o sistema de veículos leves já foi implantado em algumas cidades, como Recife, Juazeior do norte e mais recentemente Maceió.
Primeiramente para se lançar esse sistema na cidade de Natal, a CBTU(companhia brasileira de trens urbanos) ira divulgar o edital que mostrará as empresas que irão participar do processo de licitação(que será o de menor preço e não será admitido o sistema de consórcio) para aquisição de 12 veículos e até o início de 2013 seja conhecida a empresa vencedora que após assinatura do contrato entregará o primeiro veiculo no prazo de 15 meses.
Como não foi feito um estudo aprofundado para implantação em toda a região metropolitana, inicialmente o vlt ira transitar somente na linha norte, Natal-Extremoz, deixando as demais regiões com os trens urbanos tradicionais.
Cada vlt terá capacidade para mais ou menos 600 pessoas e será