veterinaria
- O médico veterinário encaminha ao laboratório à amostra biológica junto com a solicitação de exames fornecida pela recepção; A solicitação deve ser preenchida com os dados do animal e colocar a suspeita clínica; As amostras devem ser etiquetadas com etiquetas fornecidas pelo laboratório, na qual contém o nº de registro, nome do animal, data e nome do médico veterinário solicitante.
- Chegando ao laboratório, o técnico confere a solicitação requerida junto com a amostra e dá entrada da amostra no livro de entrada e saída de exames.
- O livro de entrada e saída de exames contém a data, nº de registro, tipo de exame, hora de entrada da amostra e hora da liberação do resultado.
- São realizados os seguintes exames: - Hemograma Completo; - Exames Bioquímicos (Proteínas totais, Glicemia, Uréia, Creatinina, Ácido úrico, Bilirrubinas, ALT, AST, Fosfatase alcalina, Gama GT, Lípase, Amilase, Lactato, Albumina, Colesterol, Triglicérides, Magnésio, Cálcio e Fósforo); - Exame completo de urina; - Parasitológico de fezes; - Pesquisa de ácaros; - Pesquisa de hematozoários; - Análise de líquidos cavitários; - Citologia de dermatoses cutânea e líquidos cavitários.
- No setor de bioquímica é feito o controle de exatidão e precisão dos reagentes e do equipamento SB-190 da CELM. Os controles são de níveis patológicos e normais, fabricado por DiaSys e distribuído por BioSys.
- No setor é feito o controle de temperaturas do ambiente, das geladeiras de reagentes e de amostras.
- Os exames são liberados em laudos específicos e transcritos em livros de controle interno do laboratório.
- As vidrarias são lavadas em detergente próprio, enxaguadas em água deionizada e seca em estufa.
- As amostras biológicas após a realização dos exames são guardadas por um período em geladeira com temperatura controlada entre 2 e 8°C, após esse