Vertebrados
A maioria dos anfíbios possui glândulas produtoras de secreções venenosas na epiderme. O veneno é liberado quando o animal é ameaçado por algum predador, representando uma forma de defesa contra a predação.
Habitat: não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre.
Alimentação:
Na maioria das espécies dessa classe, os girinos são vegetarianos e se alimentam de pequenos pedaços de vegetais que ficam suspensos na água. Porém, ao passar para a fase adulta, passam a ser carnívoros, e se alimentam principalmente de insetos e alguns animais invertebrados. Há casos ainda em que os anfíbios adultos comem ovos e girinos de outras espécies.
Classificação:
Os anfíbios dividem-se em três grupos: Anuras: Os anuros são um grupo de anfíbios que não possuem cauda na sua fase adulta. Representantes: rãs e sapos.
Caudata: possuem uma cauda desenvolvida.Representante: salamandras e tritões
Apodes: não tem patas. Representante: cobra-cega
Diferença entre: sapo, rã e perereca:
SAPO - Prefere viver em terra firme, seu tamanho varia de 2 a 25 centímetros. Cerca de 300 espécies.
Tem aparência estranha, pele rugosa e cheia de verrugas. Suas pernas curtas fazem com que dê pulos limitados e desajeitados.Os sapos possuem uma glândula que produz veneno. Entretanto, este veneno é eliminado apenas quando a glândula é apertada.
RÃ - Mora principalmente em lagoas, seu tamanho vai de 9,8 milímetros a 30 centímetros. Mais de 4 mil espécies.
A rã é considerada um prato sofisticado em muitos países. Ela tem a pele lisa e brilhante. Suas pernas são longas e correspondem a mais da metade do tamanho do