Vertebra tipica
Vértebra típica
As vértebras em diferentes regiões da coluna variam em tamanho, forma e detalhe, mas são similares o suficiente para que possamos discutir uma vértebra típica.
1. O corpo é a porção da frente, espessa, em forma de disco; ela é a parte que sustenta peso na vértebra.
2. O arco vertebral estende-se atrás do corpo. Ele é formado por dois processos curtos e espessos, os pedículos, que se unem com as laminas, partes planas que terminam em um processo espinhoso único, uma projeção aguda e mais delgada. O espaço entre o arco vertebral e o corpo contém a medula espinal e é conhecido como forame vertebral. Os forames vertebrais de todas as vértebras formam, em conjunto, o canal vertebral. O forame intervertebral permite a passagem de um único nervo espinal.
Sete processos originam-se do arco vertebral. No ponto onde a lâmina e o pedículo se unem, um processo transverso estende-se lateralmente. Existe um único processo espinhoso atrás e abaixo da junção das laminas. Estes processos servem como pontos de fixação muscular. Os processos restantes formam articulações com outras vértebras. Os dois processos articulares superiores de uma vértebra articulam-se com a vértebra acima dela, e os dois processos articulares inferiores articulam-se com a vértebra abaixo dela. As superfícies articulares dos processos articulares são referidas faces.
Região Cervical
As vértebras são numeradas por região, de cima para baixo. Existem sete vértebras cervicais (CI-CVII). Os processos espinhosos da segunda à sexta vértebra cervicais frequentemente são bífidos, isto é, com uma fenda. Todas as vértebras cervicais possuem três forames: um forame vertebral e dois forames transversários. Cada processo tranverso cervical contém um forame transversário, através do qual passam os vasos sanguíneos e os nervos.
As duas primeiras vértebras cervicais diferem consideravelmente das outras. A primeira vértebra cervical (CI), o atlas, recebe esse nome devido à