Cap tulo 27 p gina 276
ÉTICA E MORAL
A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. Apropria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”,significando costumes.
Esta confusão pode ser resolvida com o esclarecimento dos dois temas, sendo que Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas explicava Moral como a “ciência dos costumes”, sendo algo anterior a própria sociedade. A Moral tem caráter obrigatório.
Já a palavra Ética, Motta (1984) defini como um “conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive,garantindo, outrossim, o bem-estar social”, ou seja,Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza,seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. Esses atos morais, quando realizados por livre participação da pessoa, são aceitas,voluntariamente.Enfim, Ética e Moral são os maiores valores do homem livre. Ambos significam"respeitar e venerar a vida".
A ética é a parte da Filosofia que estuda os juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista dobem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto. Aética, portanto, é o estudo dos valores que regem a conduta humana subjetiva e social.É o parâmetro que temos para julgar as ações que beneficiam ou prejudicam a vida humana neste mundo e nesta sociedade.
Alguns diferenciam ética e moral de modos: 1. Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
2. Ética é permanente, moral é temporal;
3. Ética é universal, moral é cultural;
4. Ética é regra, moral é conduta da regra;
5. Ética é teoria, moral é prática.
Capítulo 33
SINDICATOS
Os sindicatos