Vers O Final TCC
Aluno: Carlos Magno Santos Gomes1.
RESUMO
Narro aqui a minha história de formação acadêmica na Universidade Federal do Espírito Santo, história esta que considero uma aventura e também desventuras desde minha infância escolar, entrada na UFES e o caminho percorrido até pouco antes de minha formação. Procuro narrar e refletir como o curso de Educação Física surgiu em minha vida e a influência do esporte Judô teve grande participação neste momento formativo. Compartilho alguns momentos acadêmicos com amigos e colegas de curso, a relação com os tutores presenciais e á distância e sobre tudo o aprendizado em minha formação dentro do Prolicen/EF.
“Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.”
II Timóteo 4:7.
Como todo bom brasileiro, minha vida sempre foi uma luta, por isso vivo em “combate”, mas não no sentido agressivo da palavra e, sim, no de avançar, seguir em frente. Meus pais se divorciaram quando eu era muito novo e tive que tomar responsabilidades muito cedo também. Aos 10 anos já trabalhava e dividia meu tempo entre a escola e o trabalho. Comecei como “Office-boy” no escritório do meu tio Helio2, irmão de minha mãe, que era projetista. Profissão esta que meu pai e alguns irmãos dele também exerciam. Seria como um negócio da família.
Então, sob a influência de meu tio Helio, fiz o eu segundo grau, chamado hoje de ensino médio, em um curso técnico em edificações. Não era o que eu queria, pois mecânica, elétrica, contabilidade e científico não me chamavam a atenção. Não tive muito incentivo em fazer uma faculdade por parte de minha mãe. Vivia com meu tio Helio, pois meus pais eram separados e meu pai3 morava no Rio de Janeiro. Concluí o curso como auxiliar técnico em edificações, mas sem perspectiva de seguir com ele. Estava muito mais interessado em judô, tanto que, nesta época, aos 16 anos, eu já estava trabalhando em uma academia de Judô como secretário e monitor.
Sempre gostei de ir à escola, mas