Verminoses: o que são, as principais, como diagnosticá-las, como curá-las e como evitá-las
Verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas (platelmintos ou nematelmintos) que se instalam no organismo do hospedeiro e alimentam-se dos nutrientes encontrados. São transmitidas através da ingestão de água e alimentos contaminados ou através de pequenos ferimentos na pele.
Em geral, os vermes se alojam no intestino do hospedeiro, mas podem se abrigar em órgãos como o fígado, pulmões e cérebro.
Os vermes costumam provocar palidez, dores na barriga e diarreias em seu hospedeiro, levando a desidratação e até a anemia do infectado.
Principais verminoses do Brasil
Teníase ou solitária
A teníase é uma verminose provocada pela tênia (Taenia saginata – no caso do boi; Taenia solium – no caso do porco). O portador da teníase apresenta a tênia no estado adulto em seu intestino delgado.
As tênias são hermafroditas. Cada proglote do seu corpo possui útero, testículos, ovários e outros órgãos dos sistemas reprodutores masculino e feminino. Geralmente, os espermatozoides de um proglote fecundam os óvulos de outro, no mesmo animal.
Os proglotes grávidos se desprendem periodicamente e são eliminados junto com as fezes de seu portador definitivo. Os hospedeiros intermediários se infectam ingerindo água ou alimentos contaminados com ovos ou proglotes eliminados nas fezes humanas.
Dentro do animal, os embriões deixam a proteção dos ovos e, por meio de ganchos, penetram sua mucosa intestinal. Pela circulação sanguínea, os ovos alcançam os músculos e o fígado do animal, transformando-se em cisticercos, ou como são conhecidas, canjiquinhas, que apresentam o escólex invaginado numa vesícula.
Quando o homem se alimenta da carne crua ou malcozida que contém os cisticercos, a vesícula é digerida e libera o escólex, que se inverte e se fixa nas paredes intestinais, evoluindo para a forma adulta.
A teníase geralmente provoca diarreia, prisão de ventre, insônia e irritabilidade ao seu hospedeiro. A pessoa infectada