Verificação experimental
1. Como se identifica, experimentalmente, no processo de queima do bico de Bunsen, a ocorrência de um excesso de combustível em relação ao comburente?
R: Pela cor das chamas
2. Como se explica a variação nas cores obtidas ao se colocar os sais dos diferentes metais na chama?
R: As diferentes cores são observadas quando os elétrons dos íons metálicos retornam para níveis menores de energia (mais internos), emitindo radiações com a coloração característica de cada “salto” energético (diferentes comprimentos de onda).
3. Qual é a composição do GNV e do GLP? Qual motivo você citaria para explicar o fato da queima do GNV gerar menos energia que a do GLP?
R: GNV: Gás natural veicular (GNV) é um combustível disponibilizado na forma gasosa, a cada dia mais utilizado em automóveis como alternativa à gasolina e ao álcool. O GNV diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano, enquanto o GLP possui em sua formação hidrocarbonetos na faixa do propano e do butano.
GLP: O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido do gás natural das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias.
4. Qual é a composição da gasolina? Qual é a principal diferença na queima da gasolina e do etanol? Em termos ambientais, qual dos combustíveis citados é o melhor?
R: C8H18, Em termos ambientais o etanol e melhor pois ele polui menos.
5. A gasolina e o etanol são ambos utilizados como combustíveis automotivos. Mostre baseado em dados (equações químicas), qual dos dois combustíveis necessita de mais oxigênio para sua combustão.
R: CH3 CH2OH C8H18
6. Existe alguma substância que poderia substituir os atuais combustíveis de forma mais eficiente, tanto em termos ambientais quanto energéticos (justifique)?
R: O hélio 3 é o mais eficiente, apenas 1000 litros (+- uma