Protocolo 2.3
Tarefa 1 – Verificação da 2.ª lei da reflexão da luz visível
Usando luz laser
Usar o disco de Hartle (graduado em graus) para verificar a 2.ª lei da reflexão; variar o ângulo de incidência da luz laser de 8 em 8 graus, por exemplo. Tabelar os valores lidos para os ângulos de reflexão e de incidência.
Ensaio
Dados experimentais 1.º
Ângulo de incidência:
Ângulo de reflexão:
iˆ (
2.º
3.º
…
º)
rˆ (
º)
Razão iˆ
rˆ
Tratamento dos Dados experimentais Valor mais provável de iˆ rˆ Desvios, δ
Desvio máximo, em módulo
Valor experimental de iˆ
rˆ
Traçar o gráfico ângulo de incidência em função do ângulo de reflexão; comparar o valor do declive esperado (1,000) com o valor do declive obtido experimentalmente; fazer a mesma análise para o valor mais provável da razão
iˆ rˆ .
Tarefa 2 – Verificação da relação entre a intensidade da radiação electromagnética I emitida por uma fonte pontual e a distância d à fonte emissora: I x d 2 const.
A) Fazendo uso do luxímetro e de uma fonte luminosa (pequena lanterna ou lâmpada de 3,5 V):
Radiação electromagnética
Fonte pontual…
Distância r (m)
Luxímetro
Procurar um lugar o mais obscuro possível para que a luz ambiente perturbe pouco os resultados experimentais.
Registar as diversas intensidades (em lux) em função da distância r em metros numa tabela semelhante à seguinte. Nota: devem começar por uma distância de cerca de 80 cm e depois diminuir a distância até poucos centímetros da fonte…
B) Fazendo uso do conjunto sensor de luz + interface Labquest mini e de uma fonte luminosa (pequena lanterna ou lâmpada de 3,5 V):
Fonte pontual… Radiação electromagnética
PC
Sensor de luminosidade
LabQuest mini Distância r (m)
Ligar a lanterna/ fonte de luz na obscuridade; ligar o sensor à interface; ligar a interface ao PC; iniciar o Logger Pro. Inserir numa coluna a