Verificação de leitura "Vermelho amargo"
Questão 01. O aspecto gráfico do livro dialoga com o texto escrito e por isso o livro já merece uma atenção especial. Comente como o projeto gráfico (a capa, as cores, o papel) interfere na experiência de leitura, modificando a percepção do texto.
Questão 02. O texto literário desempenha, como toda manifestação artística, a função de provocar nossa reflexão, ajudando-nos a compreender as nossas experiências e inquietações. Explique, a partir da epígrafe do livro - “Foi preciso deitar o vermelho sobre papel branco para bem aliviar o seu amargor” - como essa função revela-se na obra.
Questão 03. A realidade absurda com o pai e a madrasta se opõe às lembranças do tempo vivido com a mãe. Comente como essa oposição se revela a partir da metáfora do tomate.
Questão 04. Na obra não há uma divisão em capítulos, mas a partir de uma marcação presente no enredo percebemos uma contagem regressiva. Explicite e comente essa marcação.
Questão 05. Explique, com base no trecho abaixo, como a dor do sujeito criador se revela por meio de imagens metafóricas.
“Meu pai destemia o tempo. Seus olhos nos confirmavam isso. Ele derramava um olhar bêbado sobre nossa alegria. Tudo vencia como os ponteiros do relógio assaltam o tempo, continuamente. Media tudo, minuto a minuto e segundo a si mesmo. Cheguei a desejar meu pai um relojoeiro, interrompendo as horas de todos os relógios. Quem sabe, um dia, cheio de medo do sempre, ele nos outorgaria viver sem culpa por sermos felizes? Meu pensamento desdobrava a lona cinza do caminhão – sempre encostada num canto da sala – e cobria meu pai por inteiro” (p. 34)
Questão Bônus
É possível considerar no enredo um ponto de contato da história com os contos de fadas?