Verificação de Buretas, Padronização de Soluções e Acidez Total ou Titulável
Introdução
O conjunto das duas práticas (verificação de buretas e soluções padrões) nos dão a base para a execução do experimento (acidez total do vinho branco). A partir dos procedimentos realizados através da titulação e cálculos específicos, obtém-se os valores desejados de concentração do titulante (NaCl e NaOH) e a acidez titulável do vinho.
Objetivos
Determinar a aptidão das buretas para determinados volumes; preparação de soluções padrões para possíveis padronizações, como: Padronização da solução de HCl com Tris, padronização da solução do NaOH com HCl, o qual este, será utilizado para a Titulação do Vinho e assim determinar sua acidez.
Princípio do Método
* Verificação de Buretas
Sendo necessário calibrar uma bureta é indispensável verificar se ela opera satisfatoriamente no que se refere a vazamentos e ao tempo de descarga, antes de principiar o processo de calibração. Para verificar os vazamentos, remover o macho da sede da torneira e limpar cuidadosamente as duas partes de toda a graxa; depois de umedecer suficientemente com água deionizada, remontar a torneira. Colocar a bureta em seu suporte e encher com água destilada ( ou deionizada), ajustar a leitura no zero e remover com um papel filtro qualquer gota de água aderente à ponta da bureta. Deixar a bureta em repouso durante 20 minutos; se o menisco descer menos que uma divisão da escala, a bureta é considerada satisfatória no que se refere a vazamento.
Para verificar o tempo de descarga, desmontar a torneira, secar e lubrificar os componentes, remontar a torneira, encher a bureta com água destilada até a graduação zero e prendê-la no seu suporte. Ajustar a posição da bureta de modo que o jato do líquido caia no interior de um Erlenmeyer, pousado na base do suporte, sem tocar as paredes. Abrir completamente a torneira anotar o tempo necessário para o menisco atingir o traço de graduação mais baixa da