Verificando a Lei de Lavoisier
Disciplina: Química Geral
Curso: Engenharia de Petróleo
Campus
Período: 02
Professor:
ALUNO/GRUPO:
PRÁTICA No: 7
TÍTULO DA PRÁTICA: Verificando a Lei de Lavoisier.
OBJETIVO(S): Verificar experimentalmente se a massa total antes da reação química é igual à massa total após a reação química.
REAGENTES:
Hidróxido de sódio (Na OH)
Ácido Clorídrico (H Cl)
Sulfato de Sódio (Na2 SO4)
EQUIPAMENTOS E VIDRARIAS:
Balança
Erlenmeyer
Tubo de Ensaio
Espátula
Proveta
Conta Gotas
INTRODUÇÃO: Lei de Lavoisier: Em um experimento químico a massa total antes da reação é igual a massa total depois do reagente, desde que seja num sistema fechado. Neste relatório contém conceitos da reação de neutralização, reação de precipitação e reação com desprendimento de gás com seus respectivos resultados com fotos que comprovam a Lei de Lavoisier, além de curiosidades sobre alteração na coloração, precipitado e tipo gás liberado na reação com desprendimento.
FUNDAMENTOS: Lei de Lavoisier: Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) era um químico francês que em 1785 descobriu a Lei de Conservação das Massas, que recebeu o nome de Lei de Lavoisier em homenagem ao seu criador. Esse cientista foi considerado o pai da química moderna, e sua lei se baseia no seguinte:
Lavoisier fez inúmeras experiências nas quais pesava as substâncias participantes, antes e depois da reação. Lavoisier verificou que a massa total do sistema permanecia inalterada quando a reação ocorria num sistema fechado, sendo assim, concluiu que a soma total das massas das espécies envolvidas na reação (reagentes), é igual à soma total das massas das substâncias produzidas pela reação (produtos), ou seja, num sistema fechado a massa total permanece constante. Essa lei também pode ser enunciada pela famosa frase: "Na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".