VEREADORES DE HOJE

727 palavras 3 páginas
TRABALHO DE EDUCAÇÃO POPULAR
Começo reforçando o significado de educação, que é uma arte, mais precisa ser aperfeiçoada sempre, pois não pensar que a educação e meramente um processo de transmissão, adestramento ou muito menos um decurso natural, mais sim um processo contínuo que sempre terá coisas novas para aprender e ensinar, como Kant mesmo afirma. E popular significa, que pertence ao povo; que concerne ao povo, vulgar; plebeu, que desperta a simpatia, o afeto do povo, muito conhecido, notório, homem do povo, transeunte, relativo ao povo, próprio do povo: ingenuidade popular, agradável ao povo, estimado pelo povo; democrático: um orador popular.
Juntando esses dois significados, podemos ter um entendimento bem popular do que dizer educação popular. Pois está relacionado a tudo que se refere á população de massa, principalmente para as menos favorecidas, porque nelas a educação tem que ser bem mais uma humana, não se prender ao burocrático, ao cronograma e as muitas teorias ilusórias, mais sim, viver a prática constantemente e sempre estão abertas as novidades, ao ato de aprender e ensinar. Sabemos que as classes populares produzem saberes, ligados às suas experiências de vida e ao contexto social em que estão inseridos. O educador pode problematizar e valorizar esses saberes, sem desmerecer suas origens, ele deve articular a teoria acadêmica com o que eles trazem, isso irá estimular mais o aluno na escola e não afasta-lo dela. Pois ele verá que sua vida, seus ensinamentos que teve fora da escola, podem fazer parte dela.
A educação popular tem cruzar os muros da escola, busca o resgate da cidadania e a necessidade de inclusão em todos os sentidos, que muitas vezes se encontra perdidos, por isso que é voltada as camadas populares, para suas necessidades e atendendo aos seus interesses.“(...) uma sociedade desafiada pela globalização da economia, pela fome, pela pobreza, pelo tradicionalismo, pela modernidade e até pós-modernidade, pelo autoritarismo, pela

Relacionados

  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas