Verdade Filosófica
A verdade é influenciada por 3 fatores:
1. Dogmatismo: afirma que o conhecimento adquirido é seguro e universal, baseado no racionalismo de Descartes.
2. Ceticismo: oposto ao dogmatismo, afirma que o verdadeiro conhecimento é fornecido pelo sentido e pela experiência sendo impossível construir uma verdade segura.
3. Relativismo: atitude filosófica gerada a partir de criticismo kantiniano, a qual defende a ideia de que cada indivíduo possua uma verdade. Tipos de verdade:
· Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.
· Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de interferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
· É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito. Por exemplo: "Todos os porcos são mamíferos".
· É uma verdade sintética a frase na qual o predicado não está contido no sujeito.
· Verdade, em sentido religioso, é cada princípio de composição fundamental e inegável de um sistema religioso ou religião. Às vezes o caráter de verdade de uma afirmação se baseia na tradição dos antepassados, ou na palavra de um profeta ou de um livro sagrado.
· Tomás de Aquino terminasse definindo a verdade como expressão da realidade, a concepção em voga entre nós no senso comum até hoje.
· Em filosofia, uma designação tradicional de verdade diria que é aquilo que permanece inalterável a quaisquer contingências, um conceito que não está em concordância com o senso comum e que trás um problema.
· Conceito da verdade: Sócrates
Aquela que é, talvez propriamente, a sabedoria humana. É, em realidade,