Verbos
Quanto à estrutura, os verbos são compostos pelo radical (a parte invariável e que normalmente se repete), terminação (a parte que é flexionada) e a vogal temática (que caracteriza a conjugação).
Os verbos podem ser flexionados em Pessoa (primeira, segunda e terceira), Número (singular ou plural), Modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), Tempo (presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito) e Voz (ativa, passiva ou reflexiva).
Os verbos são classificados quanto à Conjugação (primeira, terminados em ar; segunda, em er; terceira, em ir), Semântica (transitivos, intransitivos, impessoais e verbos de ligação) e ainda quanto à Morfologia (regulares e irregulares, nos quais incluem os verbos anômalos, defectivos e abundantes).
Modos Verbais
Chamamos de modos verbais as diferentes formas que o verbo toma para expressar a atitude (de certeza, de dúvida, de ordem etc.) da pessoa que fala em relação à ação expressa pelo verbo. São três os modos verbais:
Indicativo: exprime uma atitude de certeza, um fato real.
Ex.: Eu escrevi um carta.
Todos criticarão o governador.
Subjuntivo: exprime uma atitude de dúvida, de suposição.
Ex.: Talvez eu escreva uma carta.
Imperativo: expressa uma atitude de ordem, de pedido, de convite etc.
Ex.: Escreve teu nome aqui.
Não vá embora hoje.
Formas nominais
O verbo possui três formas nominais: o infinitivo, o gerúndio e o particípio.
Infinitivo: termina sempre em R e, em função de ter, ou não, sujeito próprio subdivide-se em: infinitivo impessoal e pessoal.
Ex. de infinitivo impessoal: Morar lá seria muito bom.
Ex. de infinitivo pessoal: É conveniente voltarmos para casa.
Gerúndio: é caracterizado pela determinação NDO .
Ex: Vivendo sozinho, ele era mais feliz.
Particípio: apresenta, em geral, a terminação ADO (na 1ª conjugação) e IDO ( na 2ª e 3ª