Vento
Já aconteceu de você estar na rua justamente no momento em que bate aquela ventania? O vento é tão forte que parece que a gente vai voar junto com ele. Nessas horas, percebemos como o vento é poderoso. Ele tem a força!
Ventos são grandes deslocamentos de ar. É o ar em constante movimento.
O ar se mexe por causa das diferenças de temperatura e pressão. O ar quente sobe e o frio desce. Em lugares baixos acontece o seguinte: a pressão do ar contra o chão é maior e faz o ar escapulir e viajar em direção ao alto. O ar procura então as zonas de menor pressão. É como se o ar estivesse sempre nervoso, tentando se aconchegar, procurando um ponto de equilíbrio.
Como os ventos não ficam mesmo quietos, o negócio é aproveitar toda essa movimentação! A velocidade e a força do ar podem ser usadas para gerar energia elétrica!
O VENTO ASSOBIA E GERA LUZ
A energia produzida pelos ventos se chama energia eólica. É a mais simples das formas de produção energética. Para conseguir energia elétrica através desse processo, é preciso levar grandes turbinas para lugares de muito vento: no alto das montanhas, nos desertos e nas praias.
Os moinhos, aliás, são um exemplo antigo de como a força do vento pode ser útil. Quando o vento roda as pás do moinho, uma engrenagem começa a funcionar. Essa engrenagem é usada para moer grãos de trigo e milho, produzindo farinha e alimentos para os animais.
Com as modernas turbinas de energia eólica acontece a mesma coisa. Quando as hélices das turbinas rodam, o movimento produz energia elétrica, que fica armazenada em um gerador. Do gerador, a energia é transmitida por cabos e fios até os lugares onde ela vai ser consumida: casas, escolas, hospitais, fábricas, ruas, etc.
É assim que funciona a energia eólica: impulsionados pelos ventos, grandes "cata-ventos" giram; a força do ar é "aprisionada" por geradores, que por sua vez transformam a energia eólica em energia elétrica.
Curiosidades
O vento atua como