Vento
O vento é basicamente o fluxo de gases em curta escala, ou seja, o ar em movimento. Resulta do deslocamento das massas de ar, derivadas dos efeitos gerados pela diferença de pressão atmosférica. O Vento pode ser considerado como o ar em movimento. Um fenômeno meteorológico formado pelo movimento do ar na atmosfera. O vento é gerado através de fenômenos naturais como, por exemplo, os movimentos de rotação e translação do Planeta Terra. Existem vários fatores que podem influenciar na formação do vento, fazendo com que este possa ser mais forte (ventania) ou suave (brisa). Pressão atmosférica, radiação solar, umidade do ar e evaporação influenciam diretamente nas características do vento.
Em regiões mais altas, como no alto de montanhas, por exemplo, o vento costuma ser mais forte, pois não há interferências das construções.
Medição de velocidade
A velocidade do vento é medida através de um aparelho chamado anemômetro, que contém 3 ou mais pás que giram ao redor de um pólo vertical. Quanto mais rápido gira, maior é a velocidade do deslocamento das massas de ar.
Utilização humana
O vento é utilizado para locomover embarcações, é utilizado em diversos esportes, e essencialmente em conversão de energia.
Conversão de energia
O vento é convertido na produção de energia eólica. Energia que é gerada pelo vento, utilizada desde a antiguidade em embarcações é considerada hoje em dia uma das mais importantes fontes de energia. É caracterizada por aerogeradores em formato de cata-vento, que são colocados em locais abertos e com um bom fluxo de vento. Através de um gerador, o movimento dessas turbinas gera energia elétrica.
Vantagens e desvantagens da Energia Eólica
Vantagens:
• É Inesgotável
• Não emite gases poluentes
• Diminuição do Efeito Estufa
Desvantagens:
• Poluição Sonora
• Migração das Aves
• Modificação da Paisagem
Conclusão
Concluimos que o vento é fundamental na dinâmica terrestre, visto que ele é modelador de relevo,