Ventilação mec^nic não invasiva
CURSO DE FISIOTERAPIA
ANA PAULA COSTA DA SILVA
VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA
MACAPÁ-AMAPÁ
2011
ANA PAULA COSTA DA SILVA
VENTILAÇÃO MECÂNICA NÃO INVASIVA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota no estágio supervisionado II do 10º semestre do Curso de Fisioterapia, Prof. Fábio Weslen.
MACAPÁ-AMAPÁ
2011
INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará o tema ventilação mecânica não invasiva, onde mostrará que a principal vantagem da VNI é evitar a intubação traqueal, evitando, conseqüentemente, suas complicações. Trata-se de uma revisão bibliográfica com evolução do tema proposto.
DESENVOLVIMENTO
O termo ventilação mecânica não-invasiva (VMNI) se refere à ventilação mecânica dos pulmões usando técnicas que não requerem uma via endotraqueal artificial (intubação orotraqueal ou nasotraqueal ou cânula de traqueostomia). Ela é fornecida em duas modalidades: * VNI com pressão negativa: instituída através da criação de uma pressão sub-atmosférica ao redor do tórax e do abdome do paciente, o qual é mantido no interior de câmaras fechadas ("pulmão-de-aço" ou couraças mais flexíveis). * VNI com pressão positiva: o ar é administrado através de uma máscara acoplada ao nariz (máscara nasal) ou ao nariz e à boca (máscara facial ou oronasal), sendo essas conectadas a um respirador que emite fluxo, gerando pressão positiva nas vias aéreas do paciente.
Segundo Carvalho (2000), os objetivos da VMNI são: manutenção das trocas gasosas pulmonares (correção da hipoxemia e garantia da ventilação alveolar para eliminação do CO2); diminuição do trabalho respiratório (prevenção ou tratamento da fadiga muscular); manutenção dos volumes pulmonares (prevenção ou correção do colapso alveolar) e atenuação da dispnéia (conforto respiratório).
Características da Ventilação Não Invasiva com Pressão Negativa (VNIPN)
A VNIPN funciona criando uma pressão sub-atmosférica ao redor do tórax e do abdome, aumentando