Célula
É a unidade fundamental dos seres vivos, ou a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo ; ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. Todos os seres vivos são compostos desta unidade fundamental, desde as mais simples estruturas unicelulares, as bactérias e os protozoários, até os mais complexos, como o ser humano e as plantas. Dentro do mesmo indivíduo as células de diferentes tecidos são diferentes, não existindo célula típica.
As estruturas subcelulares (organelas) são comuns a muitos tipos de células. Essas organelas desenvolvem funções distintas, que, no total, produzem as características de vida associada com a célula. Na célula animal eucariótica existem três componentes básicos: membrana, citoplasma e núcleo. A existência de um núcleo bem diferenciado é a principal característica da célula eucariótica. As seguintes organelas estão presentes nos organismos superiores:
No Citoplasma:
Delimitado externamente pela membrana plasmática e internamente pela carioteca é o constituinte celular mais volumoso dividindo-se em hialoplasma e morfoplasma:
Hialoplasma: Também chamado de citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática, é transparente, homogêneo e sem estrutura; nele estão mergulhados os componentes celulares.
Morfoplasma: O morfoplasma engloba todos os elementos figurados do citoplasma, ou seja, os organóides celulares, dentre os quais se destacam: Núcleo, Retículo Endoplasmático liso e rugoso, Ribossomos, Mitocôndrias, Lisossomos, Complexo de Golgi e Centríolo.
Ribossomos: São pequenos grânulos que são vistos livres mergulhados no citoplasma podendo também estar agregados as membranas do retículo endoplasmático formando o Retículo Endoplasmático Rugoso. Local de uma das mais importantes funções celulares a síntese de cadeias polipeptídicas e Proteínas.
Retículo Endoplasmático: O hialoplasma é percorrido por uma série de vesículas e canais que se intercomunicam formando o