Ventilação arquitetônica
Sabe-se que um ambiente bem ventilado é fundamental para que ele seja no mínimo chamado deconfortável. Para que isso ocorra é preciso que você fique atento ao posicionamento das aberturas do ambiente.
Neste caso, note que o vento entra e sai, em "linha reta". Se este ambiente fosse um quarto, provavelmente a cama seria colocada em um espaço desconfortável.
Aqui temos um ambiente mais bem ventilado. Note que a abertura é menor que a saída.
Abertura de saída maior que a de entrada, têm-se velocidades mais elevadas ao nível do usuário.
E aqui as aberturas são do mesmo tamanho. Aberturas com o mesmo tamanho, a velocidade do ar ao nível do usuário é mais baixa que a velocidade de entrada.
Nas área (do desenho) onde o fluxo do vento não passa será quente? Não necessariamente, existem vários fatores que podem influenciar!
A ventilação depende de fatores fixos e variáveis:
Fatores fixos:
• Forma e características construtivas do edifício;
• Forma e posição dos edifícios e espaços abertos vizinhos;
• Localização e orientação da edificação;
• Posição, tamanho e tipo das aberturas;
Fatores variáveis:
• Direção, velocidade e frequência do vento;
• Diferença de temperatura interna e externa.
MECANISMOS DE VENTILAÇÃO
"Dá-se o nome de ventilação ao processo de renovar o ar de um recinto" (A.B.N.T)
VENTILAÇÃO NATURAL (ou espontânea): é provocada pela diferença de pressão causada pelos ventos ou por diferenças de temperaturas.
Dois aspectos fundamentais estão envolvidos na utilização da Ventilação Natural: a distribuição do ar entre os ambientes a serem ventilados e a intensidade do fluxo de ar.
VENTILAÇÃO ARTIFICIAL (ou mecânica): proporcionada por diferenças de pressão criadas mecanicamente. Geralmente é adotada quando não é possível renovar o ar por meios naturais.
A ventilação artificial, além de não depender das condições atmosféricas, é capaz de tratar o ar filtrando, umidificando ou secando, conforme a