ventiladores
I. Apresentação
Artigo proposto pelo professor MSC. Osvaldo de física 1, dos cursos de engenharias de produção, elétrica e mecânica da instituição de ensino superior Anhangüera município de Anápolis Goiás, 2014/2. Propósito do mesmo e o desenvolvimento da física no hábito, movimento, dimensão e definição do ventilador, como objetivo de movimentação e rotação.
II. Resumo
III. Introdução
Ventiladores são maquinas de estrutura mecânica utilizada para a convergência de energia mecânica de rotação do rotor, aplicada em seus eixos, em energia cinética do fluido. Foi desenvolvida pelo norte-americano Schuyler S. Wheeler por volta de 1882, mas sua invenção e contestada por haver desenhos que sugeriam os ventiladores desde a época de da Vinci. Há dois tipos básicos de ventiladores os axiais e centrífugos.
Basicamente os ventiladores são utilizados para a refrigeração do ar doméstico, também podem ser usados em indústrias para a refrigeração de maquinas e ambientes. Peças de grade importância para a refrigeração do ar. Foi desenvolvida primeiramente por uso de leques presos por uma haste, que se movia de acordo com as rodadas, já os de teto por volta de 1882 utilizavam pás de latão.
Segundo .... Os principais sistemas envolvidos em seu funcionamento são:
Vazão (m3/s);
Pressão (Pa)no fluido;
Eficiência entre o eixo e o fluido (%);
Potencia (Kw).
A eficiência mecânica de um ventilador e a relação entre a energia cinética do ar na saída do ventilador e a potencia mecânica fornecida pelo rotor.
Sendo assim existem dois tipos: Axiais são ventiladores que o vento percorre o mesmo sentido do eixo principal. Já os centrífugos o ar aumenta segue o eixo principal e ao sair percorre um ângulo radial a sair.
IV O conceito dos ventiladores e o sistema de movimento e sua vazão
Ventiladores são turbomáquinas que produzem um fluxo contínuo de ar através do rotor e o estator.
-estator: parte onde