Ventiladores
Os ventiladores são equipamentos que movimentam o ar acelerando-o, através de suas pás. Para mover o ar através do sistema de insuflamento ou exaustão localizada, é necessário ter energia suficiente para vencer as perdas de carga do sistema nas vazões estabelecidas.
Os equipamentos para o movimento do ar podem-se dividir em dois grandes grupos: ejetores e ventiladores.
Existem três tipos básicos de ventiladores axiais: Helicoidais, tubulares e tubulares com defletores.
Ejetores
Os ejetores têm um rendimento baixo e só se utilizam em algumas aplicações especiais de manipulação de materiais. Os ventiladores são as maquinas de movimentação de ar mais utilizada na indústria.
Ás vezes se utilizam ejetores quando não é conveniente que o ar contaminado circule através do equipamento que gera movimento do ar. Os ejetores são utilizados para remover o ar que contem materiais corrosivos, inflamáveis, explosivos, quentes ou pulverizados que podem causar danos ao ventilador, criar condições de operação perigosas ou provocar uma rápida diminuição de vida útil do ventilador. Os ejetores também são utilizados nos sistemas de transporte pneumático.
Ventiladores
Os ventiladores podem se classificar em três grandes grupos: Axiais, centrífugos e especiais. Como regra geral se utiliza axiais quando se necessita de grandes vazões e pequenas perdas de carga, já os centrífugos para quantidades de ar menores e perda de carga elevadas.
Axiais
Os ventiladores axiais podem ser instalados em paredes, tubulações ou circulação de ar livre, como uma solução econômica e eficiente em diversas aplicações. Conforme o posicionamento da hélice na montagem, os ventiladores podem ser usados para exaustão ou insuflamento de ar.
Aplicações:
Ventilação ambiental, para renovação do ar (calor excessivo, umidade, fumaças, etc.)
Exaustão de gases ou poeira gerados em processos industriais, casos onde haja necessidade de um fluxo de ar com baixa pressão estática.