Ventilador do ar condicionado
O ventilador é um equipamento que você nunca vai deixar de encontrar em um sistema de ar condicionado embora ele não seja essencial ao ciclo de refrigeração. O que o torna praticamente indispensável é o fato que todos os sistemas de ar condicionado precisam criar fluxos de ar e ele é exatamente o responsável por isso.
Os ventiladores podem ser divididos em dois grupos básicos denominados: axiais e centrífugos. Como regra geral, os ventiladores axiais são utilizados quando é necessária a produção de fluxos de ar elevados e com baixa resistência, sendo contrariamente, os centrífugos, usados quando se encontrem presentes condições de fluxo baixo e resistência elevada.
Ventiladores axiais
Existem quatro tipos básicos de ventiladores axiais, denominados de hélice simples, de hélice com invólucro, axial tubular (ou ventilador de duto) e tubular centrífugo
Ventilador de hélice simples
São usualmente utilizados para efetuar a movimentação quando existam baixas pressões estáticas e para processos nos quais seja necessária uma ventilação geral.
O microventilador utilizado em unidades condensadoras e freezers é um perfeito exemplo de ventilador axial de hélice simplesDois tipos de pás são utilizadas: pás dispostas no disco quando não devam trabalhar no interior de dutos, pás estreitas ou de hélice para efetuar a movimentação do ar contra baixa resistência.
Seu desempenho é muito sensível quando é necessário vencer uma resistência mais elevada ou quando estas sejam adicionadas, devido a que um pequeno aumento, significará uma redução apreciável do fluxo de ar.
Apresenta baixa eficiência, sendo sua construção barata, podendo ter 2 ou mais pás. São utilizados quando é necessário movimentar um elevado volume de ar, usados em aplicações tais como a de proporcionar uma boa circulação de ar no interior de um espaço ou através de uma parede e sempre que esta não deva ser efetuada mediante dutos.
Esses são os