Tratamento anaeróbio de esgotos através de reatores uasb
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA SANITARIA E AMBIENTAL
RODOLFO HATHCHWELL BORGES DE QUEIROZ
SUÊNIO ANDERSON FELICIANO DA SILVA
THIAGO DA SILVA MORAIS
TRATAMENTO ANAERÓBIO DE ESGOTOS ATRAVÉS DE REATORES UASB
CAMPINA GRANDE – PB
2011
RODOLFO HATHCHWELL BORGES DE QUEIROZ
SUÊNIO ANDERSON FELICIANO DA SILVA
THIAGO DA SILVA MORAIS
TRATAMENTO ANAERÓBIO DE ESGOTOS ATRAVÉS DE REATORES UASB
Trabalho apresentado a Disciplina de Microbiologia Geral como parte do requisito para obtenção de nota.
Orientação: Helvia
CAMPINA GRANDE – PB
2011
INTRODUÇÃO
O crescimento populacional e o desenvolvimento industrial têm ocasionado efeitos negativos sobre o ambiente, tais como a poluição e a degradação dos recursos naturais. Os principais parâmetros de poluição da agroindústria são a matéria orgânica em suspensão ou dissolvida e os nutrientes, principalmente, nitrogênio e fósforo.
O tratamento biológico de efluentes, como o próprio nome indica, ocorre inteiramente por mecanismos biológicos. Estes processos biológicos reproduzem, de certa maneira, os processos naturais que ocorrem, em um corpo d’água, após o lançamento de despejos. No corpo d’água, a matéria orgânica carbonácea e nitrogenada é convertida em produtos inertes por mecanismos puramente naturais, caracterizando o assim chamado fenômeno da autodepuração. Em uma estação de tratamento de efluentes os mesmos fenômenos básicos ocorrem, mas com a introdução de tecnologia.Essa tecnologia tem como objetivo fazer com que o processo de depuração se desenvolva em condições controladas.
No tratamento de efluentes há uma interação de diversos mecanismos, alguns ocorrendo, simultaneamente, e outros seqüencialmente. A atuação microbiana principia-se no próprio sistema de coleta e interceptação de efluentes, e atinge seu máximo na estação de tratamento. Nas estações de tratamento de efluentes, ocorre a remoção da matéria orgânica e, eventualmente, também a