Vendas
2013
INTRODUÇÃO
1. Max Weber
Max Weber (1864-1920) foi sociólogo e economista alemão nasceu em Erfurt, Turíngia, Alemanha, no dia 21 de abril de 1864. Weber se tornou eminente professor universitário, jornalista influente, historiador, economista, filósofo e, principalmente, sociólogo. Marcou-o o estigma de uma enfermidade psíquica, que constituiu impedimento ao ininterrupto exercício do magistério universitário. A doença surgiu depois de 1897, revelando-se em depressões e sintomas psicossomáticos; Weber oscilava entre períodos de intenso trabalho e de quase invalidez, sobre a qual sempre triunfou, enfim, sua poderosa inteligência; ficou insatisfeita sua ambição de agir e de contribuir para a determinação dos destinos de sua nação. Sem qualquer vestígio de racismo e condenando todas as veleidades imperialistas, era Weber, no entanto, um ardente nacionalista alemão.
2. Burocracia
É uma organização caracterizada por regras, processos divididos por responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.
3. Max Weber e a Burocracia
Segundo Max Weber, a burocracia seria uma tentativa de racionalizar a ascensão do capitalismo, organizando as pessoas e o crescimento econômico, político e social, incluindo a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade.
Ao funcionário é dado o dever para execução de determinadas funções e ele tem autoridade necessária para realizá-las com responsabilidade e sendo responsáveis pelo uso dos recursos, sendo supervisionado.
4.1 Organização e os Elementos que compõem a Burocracia
4.2 Tipo Ideal de Burocracia e Suas Características
O tipo ideal de burocracia, se fundamenta em especialização das funções e delimitação das responsabilidades, hierarquia, sistema de normas e condutas e impessoalidade. Com um tipo de controle eficiente é possível