Vendas
ABORDAGEM: Receber o cliente de forma receptiva, alegre, cumprimentá-lo: Bom dia, Boa Tarde, colocar-se à disposição.
SONDAGEM:
Promover diálogo, essa é a hora de ouvir, conhecer seu cliente, usar percepção para identificar o perfil, ficar atento à postura corporal do cliente, seu tom de voz e vocabulário. Use perguntas abertas, para obter o máximo de conhecimento. Na sondagem o importante é descobrir o que realmente seu cliente precisa, e ai sim fazer sugestões, dar o que ele espera e procurar sempre superar as expectativas.
DEMONSTRAÇÃO:
Esse momento é extremamente importante para o fechamento da venda, dar um show, surpreender o cliente. Mas para isso acontecer é necessário ter um grande conhecimento do produto que você está vendendo. É necessário saber identificar as características e os benefícios, não confundi-los, cliente nenhum compra características, ele adquire benefícios, vantagens que vão facilitar lhe proporcionar maior conforto. Faça o cliente: Sentir, Testar, Imaginar o produto.
SUPERAÇÃO DAS OBJEÇÕES: Objeções nada mais são do que um SIM do cliente, identificando diga alguma coisa que me convença. Uma boa técnica para superar as objeções é antecipar-se a elas.
Por que os vendedores se assustam com as objeções?
Tanto o processo de negociação quanto a forma de lidar com as objeções, devem ser de pleno domínio dos profissionais de vendas, porém, saber lidar adequadamente com as objeções é vital, pois é a fase da venda em que muitos vendedores fracassam. Quanto mais tensos estivermos, maior será nossa vulnerabilidade. Para reduzir esta tensão, uma das coisas que podemos fazer é nos prepararmos o melhor possível para lidar com as objeções.
Vejamos a seguir 07 (sete) dicas práticas:
1. Compensação: Sim – Mas. Dê razão ao cliente. Apresente um argumento verdadeiro que compensa a sua objeção.
Exemplo:
- Este tecido é muito