Vendas
Índice:
1. Definição de VENDA:
A venda é a arte da comunicação e do relacionamento que tem como objetivo angariar compradores, transformando-os em clientes por muito tempo.
Venda é um processo de comunicação interativo que permite ao vendedor flexibilizar as suas mensagens de acordo com as necessidades dos consumidores.
O vendedor é o indivíduo que provê a solução que o cliente busca para o seu problema ou necessidade, o vendedor atua como um parceiro de seu cliente utilizando como recurso a empresa em que representa.
2. Evolução do conceito de Venda:
No início do século XX, a oferta de produtos e serviços era menor do que a procura, sendo que as pessoas se limitavam a comprar o que havia, sem grandes alternativas de escolha. Consumia-se o que se produzia e apenas isso; o esforço para vender era praticamente nulo. A função vendas consistia praticamente em “anotar pedidos de compra”.
Mais tarde, no final da 2ª guerra mundial e com a vulgarização da “fábrica” e da produção em massa, a oferta aumentou significativamente, banalizando produtos e serviços, ainda que as necessidades dos respectivos consumidores fossem pouco tidas em conta.
Nessa altura, a ênfase da venda estava naturalmente centrada nas características do produto e não nas necessidades dos clientes.
À medida que os clientes passam a deparar-se com um maior número de opções para satisfazer as suas necessidades, podendo, desta forma, escolher livremente os produtos, serviços e respectivos pontos de venda, as organizações (da maior à de mais pequena dimensão) passaram a procurar entender e superar as expectativas dos clientes melhor do que a sua concorrência.
Assim, emergiu um outro tipo de venda baseada na análise das necessidades e desejos dos utilizadores.
3. Importância da Atividade Vendas:
Segundo alguns autores, não é difícil perceber que o departamento de vendas ocupa uma posição de destaque