Vencer Etapas
Neste memorial quero mostrar as experiências vivenciadas por mim, o aprendizado do dia a dia e especificamente os conhecimentos adquiridos até hoje no decorrer deste curso de Licenciatura em Pedagogia, as dificuldades, frustrações e alegrias que me guiaram, me levaram querer sempre o melhor e lutar pelos meus ideais em busca de tudo que eu acredito, expondo de maneira bem real a minha capacidade de pensar e agir, as aprendizagens adquiridas nessas etapas de minha vida e contribuição do curso para a prática profissional e pessoal.
Após três anos sem estudar, por não ter condições financeiras de pagar meus estudos e por morar em zona rural, não tinha condições de frequentar uma faculdade presencial e como adoro estudar e descobrir novidades, e essa área requer muito isso, sempre fui apaixonada pela área educacional. Então em 2012 tive a oportunidade de iniciar esse curso de Pedagogia na modalidade a distancia, que era um sonho desde criança.
A Pedagogia para mim é antes de tudo um curso de formação humana. Aprendi que ser professor é mediar conhecimentos, transmiti-lo de forma que o aluno entenda os valores não só pedagógicos, mas também os morais, trabalhando com a interdisciplinaridade, a fim de formar cidadãos críticos e reflexivos. O educador, em seu ambiente de trabalho, necessita entender a criança que esta ali, para ser instruída e formada por ele, pois esse ser vem de culturas diferentes, tem valores morais e sociais até então passados a ele pelo senso comum, pela família em casa e pelos meios onde costuma frequentar, através de uma educação não formal e esses valores podem ser diferentes, mas são tudo que elas conhecem, são verdadeiros e precisam ser respeitados. Cabe ao pedagogo estar atento a tais adversidades que encontrará no âmbito escolar. A tarefa de educar não é fácil, o professor deve estar atento a todos os questionamentos sobre sua prática pedagógica, ultrapassando regras e barreiras que lhe são impostas, para que seu trabalho