Portf Lio 2 Linguagem De Programa O
Os temporizadores (timers), são utilizados para temporização de condições e/ou eventos controlados pelo programa de aplicação.
O tipo e a quantidade de temporizadores disponíveis variam conforme o fabricante do PLC e a CPU utilizada.
Os temporizadores disponíveis em uma CPU podem ser utilizados como Simples ou Acumuladores, conforme a necessidade da aplicação. Os acumuladores consomem dois temporizadores, ou seja, dois endereços consecutivos - T0 e T1, por operarem com oito digítos BCD.
Os Temporizadores Simples, possuem apenas uma entrada de controle - Enable que é a habilitação do comando que ao ser acionado (= 1), habilita o início da temporização e ao ser desligada (= 0) reinicia o temporizador, mantendo-o nessa condição até novo acionamento da entrada enable.
Os Temporizadores Acumuladores possuem duas entradas de controle - Enable para habilitação e Reset para reinicialização. Ao ser acionada a entrada Enable (= 1), e a entrada Reset desligada (= 0), é iniciada a temporização. Ao ser desligada a entrada Enable (=0), o valor atual do temporizador é mantido. Ao ser novamente acionado o Enable, o valor atual é incrementado, dando sequência à temporização iniciada anteriormente. Ao ser acionado o Reset (=1) independente da condição do Enable, o temporizador é reinicializado mantendo o valor =0 até que o reset seja desligado e o Enable seja acionado, iniciando uma nova temporização.
Dois exemplos de aplicação que utilizam temporizadores.
O Sistema de Partida Estrela-Triângulo. onde independente da família de PLC utilizada, é considerada a seguinte configuração dos pontos I/O.
Entradas discretas onde X0 = Botoeira e X1 = Contato Chaveamento Estrela. E nas saídas discretas, Y0 = Acionamento Geral, Y1 = Chaveamento Estrela e Y1 = Chaveamento Triângulo.
E o Sistema de Semáforo Simples, que independente da família de PLC utilizada, é considerada a seguinte configuração dos ponto I/O.
Saídas discretas, Y0 = Semáforo A - Vermelho, Y1