vencendo na raça
De acordo com as visitas realizadas no posto de saúde São José dos Índios a fim de amplificar os conhecimentos sobre a vivência da população moradora em relação à assistência de enfermagem e uso de medicamentos das principais doenças, hipertensão e diabetes, é possível relatar que a estrutura, o acolhimento, a atenção e sistematização do posto são de extrema importância no momento de lidar com as possíveis diferenças tanto físicas, como culturais. Por isso, o objetivo deste trabalho requer a união de todos esses fatores, havendo uma explicação mais afundo do programa denominado Hiperdia realizado com frequência na finalidade de supervisionar e controlar a evolução da doença em cada paciente.
METODOLOGIA
Para a realização deste trabalho, o grupo utilizou além das informações de prontuários dos pacientes do posto de saúde, atentando para levantamento de dados medicamentosos, hábitos de vida e alguns exames, como verificação de pressão e teste glicêmico dos pacientes; entrevista com os mesmos; pesquisas em internet também foram de extrema importância para uma construção teórica mais detalhada e consistente do trabalho.
2 SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de enfermagem, já que técnicos e auxiliares desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro. A SAE é a organização e execução do processo de enfermagem com a visão holística e é composta por cinco etapas inter-relacionada, que são: Investigação de enfermagem. Diagnóstico de enfermagem, Planejamento de enfermagem, Implementação da assistência de enfermagem e a Avaliação de enfermagem.
O processo de enfermagem possibilita ao enfermeiro organizar, planejar e estruturar a ordem e a direção do cuidado, constituindo-se no instrumento metodológico da profissão, subsidiando o enfermeiro