Vencedores por Cristo Jesus
1. O que significa ser mais que vencedor? Ser vencedor é participar de uma luta e sair vitorioso porque é superior ao adversário, é mais forte, mais habilidoso, mais inteligente, mais qualquer coisa que seja o critério da disputa. Ser vencedor é esforçar-se e receber o prêmio do seu esforço. Ser mais que vencedor é diferente: você não é mais forte, não é mais habilidoso, nem mais inteligente ou mais gente boa. No entanto, o prêmio da vitória é entregue em suas mãos. Ser mais que vencedor é receber um prêmio pelo qual você não fez por merecer. Ora, isso não é justo! É, não é mesmo! Isso é Graça, favor imerecido.
Aqueles que se acham capazes de vencer por conta própria querem que as coisas sejam justas. Querem o seu esforço recompensado e seu mérito reconhecido. Mas será temos em nós alguma coisa boa, algo que seja próprio de nós pelo qual mereçamos ser recompensados? Somos podres e imundos por causa do pecado. As nossas boas ações, que pensamos ser um lindo manto de justiça, não passam de trapos imundos. Nós murchamos como as folhas no outono; os nossos pecados nos levam sem destino, como o vento faz com as folhas. (Is 64:6)
Eu penso que se você for verdadeiro sobre si mesmo você sabe que não é um bom negócio exigir justiça pelos seus méritos. Você sabe que sua conta está sempre devedora. Quem se apega à sua justiça própria o mais que consegue é lutar à vida inteira para tentar ser vencedor; mas quem se abriga na Graça (favor imerecido) de Deus e confia nos méritos de Cristo se torna mais que vencedor, ao receber de graça o prêmio que não merecia.
2. Quem é aquele nos amou? O Deus trino: Pai, Filho e Espírito Santo. Ele nos amou desde o princípio. Ele provou esse amor de forma definitiva através da decisão tomada na eternidade de que o Filho, Jesus, (1) se faria gente, (2) viveria aqui de forma irrepreensível (guiado pelo Espírito) e movido por amor (4) entregaria a sua própria vida para que eu e você pudéssemos