desenhos
A estudarmos a história da engenharia, percebemos que a madeira e a pedra foram os primeiros materiais acessíveis ao Homem. Apesar das limitações da época, cada material apresentava seus benefícios e suas restrições. A madeira, por exemplo, um material esteticamente apreciado porém, de pouca resistência e durabilidade. As pedras, por sua vez, apresentavam a dificuldade de remoção e trabalho porém, de resistência e durabilidade apreciadas.
Mesmo com restrições físicas e de recursos, o Homem passou a desenvolver técnicas para o melhor aproveitamento das características apreciadas em cada material, principalmente da pedra.
Esse aproveitamento foi iniciado com os etruscos a partir da confecção de arcos visando alcançar vãos maiores do que se conseguia com vigas retas.
Essa técnica foi aperfeiçoada pelos romanos e são muito usados na construção de pontes e viadutos. Os arcos podem vencer vãos de cerca de 300 metros e se forem metálicos podem chegar a 550 metros.
TIPOS DE ARCOS
ARCO AVIAJADO
Os arcos gótico e ogival foram muito empregados nas aberturas das catedrais góticas (portas e janelas). Os arcos tudor, otomano, mourisco e ferradura foram utilizados nos vãos da arquitetura mourisca
(sarracena). O arco ferradura é característico da arquitetura árabe na Espanha. Existem muitos outros arcos como: arco angular, truncado, poligonal, zig-zag, redondo, escarzano, elíptico, peraltado, apontado, carpanel, deprimido côncavo, deprimido convexo, georgiano, ogival quebrado, agudo, tudor espanhol, tudor inglês, flamígero, multilobado, angelado e Os construtores da antiguidade dispunham de limitados materiais para fazer suas construções. Entre esses materiais tinham a madeira e a pedra. A madeira, pela sua pequena resistência e pouca durabilidade não era dos melhores materiais. As pedras apesar de difíceis de serem removidas e trabalhadas, apresentavam grande resistência a compressão e grande durabilidade. Foram desenvolvidas então,