As 7 igrejas da asia
Introdução
Cada uma das sete cartas que Jesus mandou que João escrevesse às Igrejas da Ásia, são dirigidas ao “anjo da igreja”, ou seja, ao pastor e consequentemente ao povo da igreja naquela cidade. Estas sete Igrejas, na providência de Deus, nos fornecem um modelo de todas as igrejas, de todas as épocas. As características daquelas igrejas, são pois encontradas em sete fases distintas de toda história da igreja na Terra; desde o pentecostes até a volta de Cristo à Terra. Assim como para aquelas cidades, as cartas contem elogios e repreensões para estas épocas da igreja através dos séculos.
O livro de apocalipse foi escrito em Patmos (Ap.1.9) , uma ilha rochosa e desolada situada no mar Egeu. Estava a vinte e quatro milhas (trinta e seis km) a oeste da costa da Ásia Menor e quase setenta milhas (cento e cinco Km) a sudeste de Éfeso.
Se olharmos no mapa, descobrimos que a ordem em que as igrejas foram citadas forma um grande círculo. Por exemplo, quem estivesse em Éfeso e fosse visitar cada uma das 7 igrejas, na ordem em que são apresentadas no livro profético, inevitavelmente estaria andando em círculos. Isso prova que elas não foram escolhidas aleatoriamente.
Todas as condições espirituais e sociais de cada uma delas revelam um significado profético importante. Essas 7 igrejas representam 7 fases da igreja cristã na terra de sua criação até o Retorno de Cristo; representam 7 tipos de igrejas cristãs em toda a história do Cristianismo; e representam 7 tipos de cristãos existentes em todas as épocas.
Apostolo João
Marcos diz-nos que ele era irmão de Tiago, filho de Zebedeu (Mc 1.19). Diz também que Tiago e João trabalhavam com "os empregados" de seu pai (Mc 1.20).Alguns eruditos especulam que a mãe de João era Salomé, que assistiu a crucificação de Jesus (Mc 15.40). Se Salomé era irmã da mãe de Jesus, como sugere o Evangelho de João (Jo 19.25), João pode ter sido primo de Jesus.
Jesus encontrou a João e a seu irmão