Velocidade ou rapidez de uma reação
Velocidade ou rapidez de uma reação
A velocidade de uma reação química é definida como a relação entre a quantidade consumida ou produzida e o intervalo de tempo utilizado para que isso aconteça.
Geralmente, essas quantidades são expressas em mols. A medida do tempo também pode ser pronunciada em qualquer unidade que esteja de acordo com a reação:
A expressão abaixo pode ser utilizada para calcular a velocidade de uma reação:
Onde:
Vm é a velocidade média da reação.
∆n é a variação da quantidade em mols de um componente (em módulo).
∆t é o tempo gasto em tal variação.
Exemplo:
Seja a reação A + B → C + D, efetuando-se num sistema fechado. Vamos determinar a quantidade em mols de C em dois instantes: t1 = 10min → n1 = 2 mol t2 = 20min → n2 = 3 mol
A velocidade média será:
A cada minuto forma-se uma média de 0,1 mol de C.
Podemos utilizar várias grandezas para calcular a velocidade média ou rapidez da reação:
CINÉTICA QUÍMICA - Lei da velocidade das reações:
Quando alteramos a temperatura, a velocidade de uma reação também é alterada. O efeito da temperatura se faz sentir sobre uma constante de velocidade da reação (k).
Para a reação genérica A + B → produtos, temos:
V=k.[A]m.[B]n
onde k depende da reação e da temperatura, e os valores de m e n , são determinados experimentalmente. Quanto maior for a temperatura, maior será o valor da constante de velocidade (k) para uma reação química.
V = velocidade da reação; k = constante de velocidade - depende da reação e da temperatura;
[X] e [Y] = concentração molar dos reagentes envolvidos na reação; m e n = números determinados de dados experimentais da reação; m + n = ordem global da reação.
TEORIA DAS COLISÕES
Os átomos das moléculas dos reagentes estão sempre em movimento gerando muitas colisões (choques). Parte destas colisões aumentam a velocidade da reação química.
Quanto mais choques com energia e geometria adequada houver,