Análise de discurso
Análise crítica, apresentada à disciplina de Psicologia Social, do curso de Psicologia da Faculdade Dom Bosco.
Professor: Marcio Cesar Ferraciolli
CURITIBA 2012 1. INTRODUÇÃO A análise de como se “constrói uma opinião” a respeito de uma noticia vinculada na mídia, é o motivo de pesquisa para vários teóricos, e tema que gera interesse na sociedade em geral, pois fala de atitudes (mesmo que passivas) frente a fatos que permeiam nossa realidade.
Refere-se ao termo “construir uma opinião” como um processo e não um fim em si mesmo, ou seja, quando se diz que temos uma opinião a respeito de certo assunto, esta decisão ou posicionamento acontece de “acordo com a configuração sócio histórica em que se situa” (Prata, 2003).
A questão do posicionamento dos indivíduos, frente ao contato com as notícias não é algo isento de influências. Segundo Campos-Tomas et.al.(2010 p.), apoiado nas ideias de Bakhtin, “cada ato de enunciação, composto por diversas vozes que se relacionam dialogicamente em um discurso, é construído a partir da consciência individual do falante, porém mantendo um contato permanente com pensamentos alheios”.
Cabe neste trabalho trazer uma definição do que é uma noticia, para tal buscou-se o autor Benessi (2007):
A notícia é um formato de divulgação de um acontecimento por meios jornalísticos. É a matéria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicação numa mídia. Fatos políticos, sociais, econômicos, culturais, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos ou grupos significativos para um determinado veículo de imprensa. Grande parte das vezes, a notícia pode ter conotações diferenciadas, justamente por ser excepcional anormal ou de grande impacto social, como acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado.
Observa-se que uma notícia vinculada numa mídia