Aristóteles
“A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”
Faculdade Morais Junior - Mackenzie
Nome da disciplina: Ciência Política
Professor: Alexandre Gomes
Curso: Direito – Turma: 1A
Período: 1 º semestre
Alunos: Beatriz Libia, Cássia Gomes, Gabriela Caldas, Joice Da Silva, Maria Fernandes, Marion De Carvalho e Simone Raposo.
Índice
Introdução.................................................4
Biografia e Contexto histórico....................4
Principais obras..........................................6
Política........................................................7
Conclusão...................................................9
Bibliografia ...............................................10
Introdução
Aristóteles, discípulo mais ilustre de Platão, procurou tratar de coisas reais, dos Sistemas Políticos existentes em sua época, ao contrário de seu mestre, que preferencialmente inclinou-se por fazer desenhos elaborados sociais imaginários, utópicos.
Constatou por classificá-los, esclarecendo suas características mais proeminentes, separando-as em puros ou pervertidos. Desta forma, enquanto Platão inspirou revolucionários e doutrinários da Sociedade Perfeita, Aristóteles foi o mentor dos grandes juristas e dos pensadores políticos mais inclinados à ciência e ao realismo.
Cérebro prodigioso e de saber enciclopédico, concebeu dois grandes trabalhos, sobre a ciência política: ”Política” (Politéia), que provavelmente eram lições dada no Liceu e registradas por seus alunos, e a “Constituição de Atenas”, obra que só se tornou mais conhecida, ainda que em fragmentos, no final do século XIX, mais exatamente em 1880-1, quando foi encontrada no Egito; registra as várias formas e alterações constitucionais que ela decorreu por obra dos seus grandes legisladores, tais como Drácon, Sólon, Pisístrato, Clístenes e Péricles e que também pode ser lida como uma história