Velocidade de reação
1. Introdução
Modificações nas concentrações dos reagentes afetam a velocidade de uma reação química? Reações efetuadas a diversas temperaturas se desenvolverão a velocidades diferentes? Nesta experiência você vai investigar a influência destes fatores, bem como o efeito de um catalisador na velocidade de uma reação muito interessante chamada “reação relógio”. Na Parte I será modificada a concentração das espécies reagentes e na Parte II será modificada a temperatura. Na Parte III será estudado o efeito da adição de um catalisador. A fim de estudar a influência de uma variável na velocidade da reação, as demais deverão, evidentemente, permanecer constantes. Inicialmente vamos considerar a reação entre os íons iodeto, I-, e persulfato S2O82-:
2 I- + S2O82- [pic] I2 + 2 SO42- (etapa lenta) (I)
Num estudo da velocidade de uma reação necessitamos determinar a rapidez com que um produto é formado ou a rapidez com que um reagente é consumido. Nesta reação podemos determinar o tempo necessário para a formação de certa quantidade de iodo, I2. Para tal, usamos a reação equacionada a seguir:
I2 + 2 S2O32- [pic] 2 I- + S4O62- (etapa rápida) (II)
Observamos que na reação (I) há formação de iodo e que, na reação (II), o mesmo reage com íons tiossulfato, S2O32-, produzindo íons iodeto, I-. Já que a reação (II) é muito rápida, o iodo produzido na reação (I) é imediatamente consumido. No momento em que todo S2O32- tenha reagido, o iodo produzido na reação (I) permanecerá como I2, e como tal, reagirá com o amido (presente na solução A) resultando em um complexo de cor azul. Somente uma pequena quantidade de iodo é gasta nesta reação de formação de cor. No primeiro conjunto de experimentos, a concentração do íon iodeto deve variar em três misturas. As quantidades de S2O32- são mantidas constantes em todas as misturas e sempre converterá a