Velocidade da reação
FACULDADE DE CIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
Relatório
Autor:
Kuango Lessamo Eduardo
Luanda 18 de Outubro de 2011
Objectivo
Esta prática tem como objectivo de estudar a velocidade das reacções com efeito da temperatura e do catalisador.
Introdução.
As reações químicas têm permitido à humanidade resolver muitas das questões que a desafiam.
No entanto, para que isso fosse possível, foi necessário aprender como alterar a velocidade das reações isto é acelerar as excessivamente lentas ou retardar as muito rápidas.
O conhecimento e o estudo da velocidade das reações químicas, além de ser muito importante para a indústria, também está relacionado ao nosso cotidiano. Por exemplo, quando guardamos alimentos na geladeira para retardar as reações que levam às suas decomposições ou usamos uma panela de pressão para aumentar a velocidade de cozimento dos alimentos.
Desenvolvimento teórico
Factores que influenciam a velocidade de uma reação:
Os factores que influenciam na velocidade de uma reacção são:
• 1 Temperatura
• 2 Superfície de contacto
• 3 Concentração
• 4 Catalisador
• 5 Pressão
A cinética química é uma ciência que estuda a velocidade das reacções químicas e os factores que a influenciam.
A velocidade da reacção recebe geralmente o nome de taxa de reacção. A taxa de reacção está relacionada com as concentrações dos reagentes, o estado particular dos reagentes (estado físico, estado nascente dos gases, estado cristalino ou amorfo dos sólidos, do fato dos reagentes estarem ou não em solução e neste caso a natureza do solvente irá influir na velocidade da reacção), a temperatura, a electricidade, a luz, a pressão, a presença de catalisadores e dos produtos de reacção.
Sua importância é muito ampla, já que se relaciona com temas como, por exemplo, a rapidez com que um medicamento actua no organismo ou com problemas