Velocidade das reações em comprimidos efervescentes
DATA: 28/08/14
NOME DO EXPERIMENTO: Velocidade das reações em comprimidos efervescentes
OBJETIVO:
A velocidade das reações químicas depende de muitos fatores. Este experimento visa demonstrar a influência da temperatura e da superfície de contato na cinética das reações química (velocidade das reações).
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A temperatura é um dos fatores que influenciam na velocidade da reação. Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação, para reações endotérmicas. A influência da temperatura na velocidade de uma transformação química pode ser analisada observando o comportamento das moléculas reagentes. Aumentar a temperatura significa aumentar a energia cinética das moléculas, ou seja, aumentar a velocidade das moléculas, acelerando assim a reação.
DESENVOLVIMENTO:
Materiais:
Termômetro
Vidro de relógio
Becker 250 ml
Bastão de Vidro
Proveta
Espátula
Papel Filtro
Gral e Pistilo
Pisceta
Água
Comprimidos Efervescentes
1° Experimento: Adicionamos em cada Becker 100 ml de água em temperaturas diferentes; água gelada á 10°C, água em temperatura ambiente á 24°C e água quente á 64°C e em cada Becker um comprimido efervescente, o comprimido em água gelada reagiu durante 4 minutos e 14 segundos, água em temperatura ambiente em 2 minutos e a água quente em apenas 40 segundos.
2° Experimento: Adicionamos em cada Becker 100 ml de água em temperatura ambiente 24°C; um comprimido efervescente inteiro, um comprimido dividido em quatro partes e um comprimido pulverizado, notou-se que o comprimido reagiu mais rápido na sua forma pulverizado, este demorou apenas 49 segundos, enquanto o dividido em quatro partes reagiu em 1 minuto e 3 segundos e o comprimido inteiro em 1 minuto e 54 segundos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO:
A) Influência da Temperatura na velocidade da reação
Temperatura da água
Tempo de reação (min)
Gelada
4 min e 14 s
Temperatura ambiente
2 min
Quente
40 s