PROJETO DE LABORATÓRIO DE FRONTEIRA
EXÉRCITO BRASILEIRO
CMA - 17ª Bda Inf Sl – 4º BIS
COMPANHIA ESPECIAL DE FRONTEIRA
(A Guardiã das Fronteiras)
PROJETO DO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS DA CEF - EPITACIOLÂNDIA
1. - INTRODUÇÃO:
Os municípios de Epitaciolândia e Brasiléia, possuem aproximadamente 35.000.000 habitantes conjuntamente, incluindo a zona rural.
O Exército Brasileiro, representado pelo Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva, se faz presente através da Companhia Especial de Fronteira – CEF e do 1º Pelotão Especial de Fronteira, localizado no perímetro urbano de Epitaciolândia.
As mais diversas atividades realizadas pelos militares da CEF, como o patrulhamento das áreas de fronteira, terrestre ou fluvial, uma vez que o Acre faz fronteira com a Bolívia, coloca a vida e saúde de seus componentes à todas provas. Vale ressaltar que estes municípios carecem de uma melhor estrutura hospitalar, clínica e laboratorial, que por vezes se faz necessária a remoção de um paciente, seja ele militar ou civil para a capital do Estado, Rio Branco, que possui melhor estrutura de atendimento à saúde.
2. - JUSTIFICATIVA:
O Estado do Acre, conta com uma rede precária de laboratórios municipais de análises clínicas, necessários para a realização de análises que são classificadas como Média Complexidade 1 (M1) e prestam colaboração aos programas preventivos à saúde, virologias e epidemiológicos.
3. - OBJETIVO GERAL:
Aquisição de equipamentos para a implantação de um laboratório de pequeno porte na CEF, afim de atender aos militares nela lotados e seus dependentes, assim como também o efetivo do 2º PEF, localizado na cidade de Assis Brasil, distante 110 km de Epitaciolândia. através de recursos junto ao Projeto Calha Norte,.
4. - OBJETIVO ESPECÍFICO:
Assegurar o atendimento clínico laboratorial em sua totalidade aos militares da CEF – Epitaciolândia e Assis Brasil, de acordo com o que preconizam as