Velhice
O envelhecimento é um fenômeno biológico, e social que atinge o ser humano na plenitude de sua existência, modifica a sua relação com o tempo, o seu relacionamento com o mundo e com a sua própria historia. Esse processo altera a vida da pessoa, as estruturas familiares e a sociedade.
O relacionamento do idoso com o mundo caracteriza-se pelas dificuldades adaptativas, tanto emocionais quanto fisiológicas; o seu desempenho ocupacional e social, o pragmatismo, a dificuldade para aceitação no novo, as alterações na escala de valores e a disposição geral para o relacionamento.
Na sua história o idoso pode atribuir novos significados a fatos antigos e os tons mais maduros da sua afetividade passam a colorir a existência com novas matrizes; alegres ou tristes, culposas ou méritos, frustrantes ou gratificantes, satisfatórias ou sofríveis.
O processo de envelhecimento toca a todos e muitas vezes só nos lembramos de que estamos “velhos’ a partir de certa idade”. O cuidar da saúde, quer o nível psicológico, quer o nível médico, deve ser um fato principal na vida de cada ser humano e a prevenção deve estar incluída.
Com isso temos como objetivo da entrevista observar o processo adaptativo, cognitivo e físico tanto com intervenções sobre a necessidade do próprio idoso, bem como do seu ambiente familiar e social.
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
Quando nos referimos ao desenvolvimento físico, já nos recordamos da fase infantil onde acontecem muitas novidades interessantes e evoluções ao longo dos anos. Mas quando o assunto é terceira idade, estamos abordando a longevidade e envelhecimento.
É comum existir um anseio em se manter jovem, já que o envelhecimento biológico pode trazer doenças e dificuldades de desenvolver atividades que antes eram facilmente executadas.
Há diferenças no envelhecimento biológico, pois cada pessoa possui um processo diferente. Um homem de 80 anos, por exemplo, é