Velha Ordem
Figura 01.
É dividida em duas partes:
O primeiro momento, que se refere ao domínio inglês, com o poder econômico baseado na produção industrial (estão em desenvolvimento) e o poder militar baseado na força bélica e naval.
O segundo momento, quando o mundo passou por uma reorganização de poder, dividido em duas potências: os EUA e a URSS. A chama bipolaridade.
Contextualização temporal
Após a 2ª Guerra, em fevereiro de 1945, na chamada de Conferência de Yalta, ficou acertada a divisão do mundo por áreas de influência, por Churchill, Roosevelt e Stálin. Cada parte do planeta ficaria sob o controle de uma das superpotências. No qual, uma não interferia na zona de influência da outra. Os EUA não mexeriam no Leste Europeu e a URSS não faria levantes no resto de mundo.
Houve casos de desrespeito, como no apoio da URSS a China (1949) e Cuba (1959); e quando os EUA enviaram agentes da CIA para apoiar os manifestantes de oposição da Polônia socialistas e dar armas a rebeldes mulçumanos no Afeganistão ocupado por tropas soviéticas em 1979.
A Guerra Fria começou a se desenhar logo após a Segunda Guerra Mundial. Mais precisamente, durante a Conferência de Potsdam, realizada em julho de 1945, reunindo Clement Attlee (substituto de Churchill), Harry Truman (substituto de Roosevelt) e Stalin, quando as potências vencedoras decidiram dividir o território alemão em quatro zonas de ocupação, controladas de leste a oeste, respectivamente, por União Soviética, Inglaterra, Estados Unidos e França. A capital alemã, Berlim, também foi ocupada, ficando dividida entre os russos a leste, e franceses, ingleses e americanos a oeste.
O mundo foi dividido em blocos geopolíticos e ideológicos: o bloco ocidental designava os países capitalistas alinhados aos EUA; o bloco oriental tornou-se sinônimo de países socialistas, ou de economia planificada, alinhados à URSS (Leste X Oeste). Marcados pelo