Velha ordem mundial
Profª Milena Monteiro
O final da II Guerra marcou o enfraquecimento das potências europeias e o surgimento de duas superpotências: EUA e URSS.
A Alemanha foi dividida pela Conferência de Potsdam em 4 zonas de ocupação:
Para impedir a fuga de trabalhadores especializados de Berlim Oriental para Berlim Ocidental foi construído o Muro.
1947: Doutrina Truman – aplicação prática foi o Plano Marshall. Guerra Fria – disputa ideológica entre EUA e URSS. Seu objetivo era a disputa por áreas de influência e caracterizava-se pela Corrida Armamentista.
Planos de ajuda econômica
Plano Marshall: para a reconstrução da Europa ocidental. Plano Colombo: Para a reconstrução do Japão. Comecon: Conselho de ajuda mútua – para a reconstrução dos aliados da URSS.
Durante este período ocorreu a formação de alianças militares: OTAN e Pacto de Varsóvia.
Enquanto EUA e URSS investiam em armas, Japão e Alemanha preocupavamse com educação e saúde, melhoraram o padrão de vida da população, registrando maiores taxas de crescimento. Na segunda metade dos anos 80, as duas superpotências iniciaram acordos visando o desarmamento, pois ambas estavam enfraquecidas economicamente.
O enfraquecimento econômico e político da URSS levou o governo a aprovar em 1985 duas reformas: Perestróika – reestruturação econômica – seu objetivo era introduzir mecanismos de mercado, atrair capital estrangeiro e permitir a instalação de multinacionais. Glasnost – transparência política – visava acabar com o unipartidarismo e permitir liberdade de expressão e de imprensa.
Em agosto de 1991, foi dado um Golpe de Estado pela Linha-dura stalinista, com o objetivo de depor Gorbatchev e acabar com as reformas. Mesmo não dando certo, o golpe acelerou o final da URSS, pois as Repúblicas declararam independência. Alguns presidentes acertaram a criação da CEI (Comunidade de Estados Independentes).
A nova ordem mundial
Características: Mundo multipolar Formação de