veja
Apesar de fundada nos anos 60 como uma revista de tendências centristas e centro-esquerdistas (na medida em que o regime de censura imposto pela ditadura militar permitisse), a partir dos anos 90 VEJA passou a se tornar gradativamente alinhada a ideias tradicionalmente associadas ao liberalismo econômico e às políticas de direita, a ponto de no século 21 ter se tornado o único grande veículo de comunicação de massa brasileiro a fazer oposição sistemática a partidos e ideias esquerdistas e socialistas e por consequência, aos governos comandados pelo PT e partidos alinhados.
Principais colunistas da VEJA:
Stephen Kanitz
André Petry
Lya Luft
Reinaldo Azevedo
Diogo Mainardi
INTRODUÇÃO:
A revista Veja, do Grupo Abril, teve a sua primeira edição publicada em 11 de setembro de 1968. Tradicional nos meios de informação e mídia, a revista possui respeito, adesão e aceitação do público leitor.
Uma vez que Veja escreve e analisa assuntos, estes são aderidos por grande parcela da sociedade, sendo que a revista possui uma das maiores tiragens do Brasil (superior a um milhão de cópias). O número de assinantes é muito maior se comparado aos de outras revistas do mesmo estilo.
Além disso, Veja abrange várias áreas do conhecimento e da informação, tais como sociedade, política, economia, religião, ciência, educação, saúde, assuntos tanto nacionais quanto internacionais e vida digital.
O público alvo da revista é a classe média conservadora, mesmo porque assinar um veículo de informação (no caso, uma revista) não é algo acessível às camadas mais baixas da sociedade.
Ocorre que, ela apresenta um jornalismo completamente parcial e partidário de teorias,