veja
Monárquico (753-509 a.C.)
Republicano (507-27 a.C.)
Imperial (27 – 476 a.C.)
2.Explique:
A) Patrícios: Eram os aristocratas da Roma, criavam gado e possuíam terras. Podiam participar do exército.
B) Plebeus: Eram a maioria da população, muitas vezes homens livres e sem direitos políticos. Eram pequenos comerciantes e artesões.
C) Clientes: Ganhavam terras, gado e proteção. Estavam entre os plebeus e patrícios. Não possuíam direitos políticos.
3. Entre 509 a 27 a.C., ocorreu a consolidação da República Romana. Responda:
A) Como ocorreu?
Expansão imperialista: conquista de territórios e fortalecimento do exercito.
Entre 246 a.C a 146 a.C – Roma esquissou muitos territórios que receberam o nome de províncias administradas por um proconsul.
B) O que são Guerras Púnicas?
Conquista de Cartago – potência comercial da época.
C) Quais são as transformações políticas, econômicas e sociais ocorridas neste período?
A expansão territorial provocou mudanças sociais politicas e econômicas, além de concentração de terras nas mãos dos patrícios e assassinatos.
4. Explique as reformas dos irmãos Graco entre 133 a.C. e 121 a.C.
A história da luta pela Reforma Agrária em Roma esteve também ligada a dois Tribunos da Plebe: os irmãos Graco. Tibério e Caio Graco pretenderam amenizar os efeitos das lutas sociais que ocorreram em Roma, após as Guerras Púnicas, através da distribuição de terras entre a população romana. Mas em virtude dos interesses dos grandes latifundiários, os irmãos acabaram assassinados com seus apoiadores.
5. Explique:
A) Primeiro Triunvirato: O primeiro triunvirato foi uma aliança política informal estabelecida em 59 a.C., na República Romana, entre Júlio César, Pompeu, o Grande e Marco Licínio Crasso , que haveria de se prolongar até 53 a.C..
B) Segundo Triunvirato: O Segundo Triunvirato foi estabelecido em 43 a.C., na República Romana, entre Marco António, Otávio e Lépido, prolongou-se