Vegetação
A tundra é um bioma característico de regiões de clima polar, com baixas temperaturas e um longo período de gelo. Essas condições dificultam o crescimento da vegetação, que se desenvolve durante um curto período de verão, no qual ocorre o degelo.
A cobertura vegetal da tundra é de pequeno porte, sendo formada basicamente por musgos, liquens, gramíneas e outras espécies herbáceas, não havendo árvores de grande porte.
O frio muito intenso também dificulta a permanência de animais. A fauna da tundra é composta por animais como o urso-polar, o caribu, a rena, a raposa, o boi-almiscarado, o lobo ártico, entre outras.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Floresta temperada
Sua característica mais marcante, além das quatro estações do ano bem definidas, é a existência de árvores como o carvalho, os bardos, as faias, as nogueiras e etc., cujas folhas caducam e caem - daí o nome caducifólia ou decídua. Além das arvores, aparecem várias outras espécies mais próximas do solo.
Em relação à fauna, a floresta abriga várias espécies, entre eles os veados, javalis, raposas, leões da montanha e doninhas, esquilos, arganazes, corujas.
Coníferas
A Taiga, também conhecida como Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal, é um tipo de floresta tipicamente do hemisfério norte do planeta, em regiões aonde a temperatura chega a -54ºC e raramente passa dos 21ºC.
Espécies como as coníferas e pinheiros possuem suas folhas com superfícies pequenas para reduzir o processo de evapotranspiração uma vez que a água é escassa, pois a que está presente no solo está congelada. O formato das copas ajuda a evitar o acúmulo de neve. E as folhas são revestidas por uma espécie de resina que evita que as folhas congelem e facilita o retorno ao processo de fotossíntese logo que se inicia o verão. Outras árvores típicas dessa região são os abetos, espruces e larícios.
A fauna compõe-se de renas, ursos, lobos,