Graduação
1. Descrever o cenário de declínio da Motorola. O que aconteceu?
A empresa começou a decair e perder expressão no mercado competitivo de semicondutores e outros produtos da sua linha de produção. E isso aconteceu devido alguns pontos. Em primeiro lugar pela falta de competitividade que é o desafio de se manter no mercado e disputá-lo. Segundo, houve uma defasagem na mão de obra e em terceiro lugar o fenômeno da acomodação se fez presente e dessa maneira a empresa deixou de investir e dar entrada em novas tecnologias, no campo de pesquisa/inovação tecnológica e estudo sobre o comportamento do consumidor no mercado que se fazia presente.
2. Quais as estratégias usadas por Galvin para reverter à situação?
Galvin ousou em sua iniciativa para reerguer a empresa desse cenário, a priori ele não fez demissões em massa, pois percebeu que o erro estava em um lugar que ele precisava vislumbrar e foi assim que Galvin investiu em treinamento, que é uma das chaves para o bom desempenho da organização, essa sua intervenção fez melhorar a satisfação dos clientes. Além disso, ele planejou a capacitação dos trabalhadores, a melhoria do ambiente organizacional e operacional, através da inovação estratégica.
Com base nesse case, é possível perceber que planejamento é a palavra de ordem do negócio, poderia acontecer algo muito pior do que ocorreu e a empresa acabar falindo ou sendo vendida para a concorrente por conta de um erro previsível e descuido irredimível.
CASE COMPANHIA VALE DO RIO DOCE
1. Identifique o contexto e cenário atual da empresa e quais as estratégias usadas para o crescimento e internacionalização do negócio;
A empresa encontra-se em uma posição muito bem ranqueada e vem mostrando crescimento e expansão pelo fato de inovar em suas estratégias organizacionais, como a Universidade Corporativa, que avança em diversos pontos, indo além da formação tradicional (conforme tabela abaixo).
Os princípios